Radio Vio Net
Publicidade
Publicidade
Nossa Localizacao
Cumaru/PE
Folha Ajuda] Folha de Pernambuco arrecada doações para a Mata Sul
07/06/2017

Uma cidade devastada por uma tragédia natural. Esse é o estado em que se encontra Rio Formoso, município com 167 anos de história, localizado a 88 km do Recife, também conhecido como Terra de Homens Destemidos, e que agora luta para se reconstruir a partir do que sobrou depois da enchente que destruiu a localidade há dez dias. Em mais de uma semana, a cidade recebeu diversas doações, porém, ainda será necessária muita ajuda nos próximos meses. A Folha de Pernambuco mobilizou uma campanha para arrecadar doações - em parceria com Grupo Tupan, Grupo M. Dias Branco, Odontocape Centro Odontológico, Oftalmocenter e Usina Cucaú - e enviou um caminhão com os produtos para auxiliar no socorro à população.

A maior parte do auxílio contou com 1,5 tonelada de açúcar e mais de 1.700 litros de água mineral. Todo o material que não para de chegar ao município é separado pela gestão municipal em kits contendo cesta alimentícia, produtos de limpeza e higiene pessoal e água sob a supervisão da Defesa Civil. A entrega é feita diretamente aos moradores cadastrados pela prefeitura.

"Exercemos o papel de conseguir reunir empresas que são parceiras nossas para podermos dar uma ponta de ajuda. Sabemos que o estrago foi enorme e que qualquer ajuda é de grande importância para conseguir dar um pouco de consolo e conforto para as pessoas que infelizmente sofreram essa catástrofe e perderam tudo", explicou a diretora administrativa da Folha, Mariana Costa. "Até como um papel social que um órgão de imprensa tem, e por estarmos acompanhando, na elaboração da notícia, essa situação de calamidade, é extremamente gratificante para nós podermos ajudar essas pessoas", completou.

"Nós já íamos participar dessa campanha. Quandos vimois que a Folha de Pernambuco estava engajada, entramos em contato", lembrou Juliana Pessôa, administradora da Oftalmocenter. "Se você faz um social melhor, o pessoal também fica bem. Ninguém é feliz sozinho", acrescentou o médico Fernando Gantois, diretor administrativo da empresa.

A diretora administrativa da Odontocape, Anabela Alencar Lacet, também lembrou que a instituição já vem desenvolvendo ações sociais há vários anos e aproveitou a oportunidade para unir esforços em prol do bem comum. "O jornal tem mais condições de angariar junto com os parceiros. A gente participou com produtos de higiene bucal e pessoal. Não é nada em relação ao que tem que ser feito. Mas o o pensamento do brasileiro tem que mudar. As pessoas pensam que doar pouco não ajuda. Porém, esse vai se juntar a outros e melhorar a vida de alguém", disse.

Reconstrução
"Essa doação é de extrema importância para nosso município por se tratar de água potável, que a gente precisa. O açúcar também é sempre muito bem-vindo", agradeceu a prefeita Isabel Hacker. "A Usina Cucaú também já nos honrou com 300 kg de açúcar. São parceiros que nós temos - a Usina Cucaú, a Folha de Pernambuco, o Sindaçúcar. Só tenho a agradecer essa doação, que está chegando hoje (ontem) e todas as outras que chegaram nesses últimos oito dias no município."

Ainda de acordo com a gestora, os donativos continuam chegando, agora em menor escala, visando atender em torno de 1.500 famílias que foram atingidas direta ou indiretamente. Na sede do município houve 12 pontos de alagamentos onde as famílias ficaram desalojadas e muitas perderam tudo. Na zona rural, 26 engenhos ficaram ilhados. "Ficamos sem acesso durante seis dias", recordou.

Segundo Isabel, a saúde e a educação foram as áreas mais afetadas. "Na educação, já fizemos um levantamento de 12 escolas e o encaminhamento desse relatório, inclusive com fotos, para o FNDE. Perdemos o material permanente da escola, como mesas, cadeiras, de colégios, de cheches, de ensino fundamental. E a parte de estrutura física de algumas escolas, que também foi danificada. Na saúde, tivemos uma devastação muito grande, porque tivemos que paralisar o hospital e não vejo condição para reabri-lo. É numa área de risco. Com qualquer alagamento ele voltará a ser alagado. Não adianta colocarmos nada ali dentro para, amanhã ou depois, perdermos tudo. Essas chuvas foram um alerta para que tivéssemos que paralisar as atividades naquele local."

Ainda na área de saúde, Rio Formoso conta com nove PSFs dos quais só estão funcionando quatro. O hospital de campanha foi instalado e funciona com equipes do Exército e do município. "Temos que buscar recursos. O governo municipal não tem recursos próprios para construir um hospital. Precisamos de recursos do Governo do Estado e do Governo Federal não só para construir o hospital, como para equipá-lo", explicou a prefeita. "Estamos naquela fase de arregaçar as mangas e correr atrás de recursos. Temos prédios públicos para serem restabelecidos, o hospital precisa de recursos para voltar a funcionar, tenho escolas que precisam de equipamentos, os alunos que precisam de cadernos, livros. As aulas devem ser retomada na próxima segunda-feira", adiantou.

Fonte: Folha de Pernambuco
Manha Sertaneja
08:00 as 12:00
Publicidade
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Rua São José Cumaru - Cumaru/PE
Ligue agora
(81) 8174-3463
Horário de atendimento
08:00 AS 18:00 HS